Início > Meio Ambiente & Ciclismo > Tietê – Pobre rio poluído

Tietê – Pobre rio poluído


A Estrada dos Romeiros entre Pirapora do Bom Jesus e Itu é uma estrada incrível para pedalar, cheia de subidas, descidas e curvas. Mas a bela paisagem vista de perto revela o lado triste de um rio que a poluição estragou.

Rio Tietê em Santana de Parnaíba - já poluído (Foto: Paulo Ciclista)

Quando vemos um rio poluído, às vezes esquecemos que ele continua por centenas de quilômetros e que a poluição não acaba por passe de mágica. A quantidade de espuma, garrafas pet e outros lixos nesse rio é impressionante, está presente no Rio Tietê em toda a extenção da Estrada dos Romeiros.

A bela cidade de Pirapora do Bom Jesus banhada pelas águas calmas do Rio Tietê (Foto: Paulo Ciclista)

Quem não gostaria de visitar uma cidade dessa? O Rio Tietê deveria ser uma grande atração na cidade.

A mesma cidade vista de perto, destruida pelas águas poluídas do Rio Tietê (Foto: Paulo Ciclista - 2009)

Acredito que em outros tempos essas casas banhadas pelas águas do Rio Tietê eram muito agradáveis. Imagino o pôr do sol numa dessas varandas com pescadores nas margens e as crianças pulando no rio.

Torço muito para que isso volte a acontecer algum dia. Ouvi dizer sobre o projeto de revitalização do Rio Tietê, espero que tenha sucesso.

De nossa parte: Quem for construir casa, cuidado com o esgoto – não se mistura água pluvial com água usada e vice-versa, consulte o site das autoridades. Use sacos plásticos biodegradáveis e leve sacolas retornáveis para as compras. Recicle as latas de alumínio e garrafas pet. Lugar de lixo é no lixo. Ufa. . .
Um abraço.

  1. dezembro 1, 2011 às 5:49 pm

    Com certeza não verei o velho tiete ressuscitar, tomara que meus netos e bisnetos tenham essa alegria.

  2. dezembro 3, 2011 às 1:38 am

    Olá Jose Carlos, hoje tenho mais informações sobre o Rio Tietê depois de ler o livro do Carlos Tramontina. Os problemas são enormes, praticamente todas as cidades ao longo do rio jogam esgoto sem tratamento em maior ou menor grau nesse rio ou nos seus afluentes. Eu achava que a cidade de São Paulo era a única culpada mas não é verdade. Da cidade de Mogi das Cruzes o rio já sai poluído. E não fica limpo ao longo do percurso porque vai sendo jogado mais esgoto sem tratamento. Acho que para limpar esse rio nesta década precisaria de uma força política semelhante à que está sendo dedicada à Copa do Mundo e à Olimpíada. Mas o retorno em turismo, lazer e imagem do país seria gigantesco também, é fácil de imaginar. Gostaria de ver isso antes de partir desse mundo…

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: