Início > Técnica > Coroas ovais

Coroas ovais


Coroas ovais da fabricante ROTOR. Note os diversos furos nas coroas para rotacioná-las para o ângulo desejado.

Coroas ovais OSymetric (Clique sobre a imagem para ir para o site do fabricante)

A idéia da coroa oval para bicicleta não é nova e, segundo Highpath Engineerin
, fabricante das coroas ovais EGGring, foi inventada na década de 1890. Vale a pena visitar o site deles, tem muita informação técnica apesar de já terem parado de fabricar essas coroas. A coroa oval é maior no ponto da pedalada onde o ciclista tem mais força e menor nos pontos mortos superior e inferior. Isso faz com que se passe mais rapidamente pelos pontos mortos superior e inferior e mais lentamente na parte do movimento onde se tem mais força. Parece que o benefício é melhor percebido quando se pedala em baixa cadência em marcha longa. Além disso, permite uma tração mais suave em superfícies escorregadias.

A Shimano lançou no mercado a sua versão de coroas ovais no inícios dos anos 90 e a chamou de Biopace. Ocorreu um grande alarde no mundo ciclístico, pois imagine uma empresa como a Shimano colocando coroas ovais em bicicletas de série. Mas parece que os ciclistas profissionais não gostaram da perda de fluidez no giro provocada por essas coroas.

Procurando nas fotos dos grande tours, nota-se que alguns ciclistas utilizam coroas ovais, veja nos links que coloquei logo abaixo. Mas a vantagem não deve ser tão marcante senão todos já estariam usando. Segundo a EGGring, a vantagem é maior dependendo do tipo de terrreno e do estilo de pedalada do ciclista.

Eu tive coroas ovais Shimano em minha Mountain Bike há muitos anos (pronto, confessei a minha idade…) mas na época, não consegui ter parâmetros para avaliar, pois foi a minha primeira bicicleta. Percebia apenas a subida e descida da corrente quando girava a pedivela para trás com a bicicleta parada. Mas as coroas Biopace não eram tão radicalmente ovais, eram apenas ligeiramente ovaladas.

Este outro site de um forum da Austrália mostra que tem gente famosa usando, como por exemplo, Bradley Wiggins: Australian Forum
Aqui está o link de outro fabricante: Rotor

Trecho adicionado em 31/08/2012:

No Tour de France deste ano, os dois primeiro lugares usaram coroas radicalmente ovais: Bradley Wiggins e Christopher Froome. Veja a bike do Wiggins de 2012: http://velonews.competitor.com/files/2012/07/NIK8409-633×421.jpg

Um abraço

Categorias:Técnica
  1. Andre Luis Mugnaini
    novembro 2, 2010 às 9:42 am

    Interessantíssímo meu nobre amigo.
    Dá, até, para imaginar o quanto se estudou as mais diversas situações de pedalada esportiva para se determinar a exata posição dos furos, que – devem – estar bem associados à uma estratégia de prova.
    Este tipo de coroa deve ser melhor aproveitado quando se conhece bem as técnicas de posicionamento dos pés associado à toda a dinâmica de distribuição de peso (jogo de corpo). Daí que pequenos detalhes podem produzir alguma vantagem, certamente.
    Fico imaginando: quando teremos aproveitamento do conceito CVT – Comando Variável de Tração nas bikes…
    Grande abraço e declaro que fico agradecido com suas contribuições e informações.

  2. agosto 31, 2012 às 10:55 pm

    Fiz uma revisão neste post hoje, reorganizando e acrescentando mais algumas informações. Um abraço.

  3. Hpmartins
    fevereiro 2, 2015 às 11:29 am

    Onde posso comprar esse produto?

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: