Início > Técnica > Manutenção em casa ou na oficina?

Manutenção em casa ou na oficina?


Ferramenta para afastar as pastilhas dos freios a disco

Antes de tudo, uma homenagem aos mecânicos profissionais: Por mais avançado que seja um amador em mecânica, ele conserta apenas a sua própria bike, demorando o tempo que quiser. Por outro lado, um bom profissional conserta as bicicletas das mais variadas marcas e anos, as bicicletas destruidas nas trilhas, avalia o desgaste das peças, conhece a compatibilidade entre as diversas marcas. Não dá nem para comparar.

Dito isso. . .

Há alguns anos, eu costumava fazer muita manutenção em casa:

– alinhar rodas, trocar cubos
– trocar catraca
– trocar corrente e polias do câmbio
– trocar movimento central
– trocar a graxa das rodas e da caixa de direção.
Atualmente levo mais frequentemente à oficina, pois existem vantagens: Os mecânicos têm melhor parâmetro para saber se sua bike está boa porque comparam com todas as outras que passam pelas suas mãos. Muitas vezes não percebemos o quanto uma corrente está ruim por exemplo, pois o desgaste acontece aos poucos. Ou mesmo quando um cabo está precisando de lubrificação. Ou até mesmo vícios de uso como suspensão mole demais, banco com ângulo errado, pneus sem calibragem. Uma revisão geral em uma oficinal corrige esses pontos e o resultado é normalmente muito bom, a bike volta melhor.
Uma coisa que me impressionou recentemente em uma oficina equipadíssima foi a diversidade de ferramentas: ferramenta para afastar as pastilhas dos freios a disco – necessária para uma manutenção mais rápida e adequada; ferramenta para desempenar o disco de freio, ferramenta para alinhar as rodas, enfim, duas paredes cheias de ferramentas.
Sei que poucos fazem tanta manutenção em casa, pois isso já seria quase um outro hobby. Mas eu deixaria em uma oficina de confiança ao menos de tempos em tempos, pois o padrão de comparação para funcionamento deles é sempre uma bike nova.

Um abraço

Anúncios
Categorias:Técnica
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: