Início > Técnica > Qual a melhor cadência? Qual a transmissão ideal?

Qual a melhor cadência? Qual a transmissão ideal?


Pedivela SRAM XX de duas coroas para 2 x 10

Cadência é a velocidade com que o ciclista gira a pedivela, expressa em rpm (rotações por minuto).

É um assunto muito estudado, e em geral:

1- Os ciclistas iniciantes costumam girar em baixa cadência, em torno de 60 rpm;
2- Os ciclistas mais experientes e cicloturistas giram em torno de 80 rpm;
3- Os profissionais de estrada parecem preferir em torno de 90 rpm;
4- Lance Armstrong gosta de treinar em 110 rpm;

Minha cadência natural é sempre acima dos 80 rpm (só podia ser, veja o ítem 2 acima) e esse parece ser um número de referência. Apesar de existir profissional famoso de estrada que pedala a 60 rpm, os estudos parecem indicar uma maior eficiência para cadência mais alta.

Uma outra forma de ver se você está fazendo certo, é observar em que coroa mantém a maior parte do tempo. Eu como a maioria em MTB mantenho 90 % do tempo na coroa do meio (32 dentes). Na maioria dos dias simplesmente nunca uso as outras coroas, nem a grande nem a pequena. Isso vale para estrada de terra e cidade, mas não na rodovia.

Quanto à relação de marchas: a Shimano, por exemplo, chegou após anos de desenvolvimento em pedivela de 44-32-22. Acho essa relação perfeita, para a maioria dos meus percursos. Gosto bastante da coroa de 42 também como a que existe em alguns modelos recentes. A de 42 é a que me dá mais prazer na cidade e nas trilhas mas perco cerca de 3 km/h de final em descida longa em asfalto. Acima de 44 dentes em MTB seria necessário somente em descidas muito longas de asfalto, em situação de corrida, onde o ciclista vai girar alto o tempo todo. Se tiver curvas ou faróis no meio dessas descidas, dificilmente o ciclista vai precisar de mais de 44 dentes.

Note que na SRAM é desse jeito também: A linha X0 por exemplo, tem pedivelas de 28-42 e também de 26-39 para duas coroas. Apenas 39 dentes na maior !!! Mas tenho visto essas coroas de 39 dentes apenas nas 29er. Nas 29er, a roda tem comprimento 10% maior e faz sentido uma coroa menor. Note que: 39 * 1,1 = 42,9 onde novamente aparece o número entre 42 e 44.

Concluindo: Por que coloquei esses dois assuntos juntos? Para tentar mostrar o benefício de uma cadência um pouco mais alta porque as relações oferecidas pelos fabricantes também parecem sugerir isso. Para quem usa a bicicleta de forma diferente do projeto original, como por exemplo, usar uma MTB com pneu slick fino e só no asfalto, provavelmente a relação original de fábrica vai ficar um pouco curta na estrada. Não tem problema colocar coroas grandes (48 de MTB ou pedivela de speed). A observação é mais no sentido de pedalar observando para não baixar demais a cadência.

Um abraço.
(Revisão feita em 27/10/2012)

Categorias:Técnica
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: