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Como aferir o seu ciclocomputador com o de um colega


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Se você desconfiar que seu ciclocomputador está marcando uma quilometragem errada ou uma velocidade média errada, é possível aferí-lo com a ajuda de um companheiro que tenha um ciclocomputador aferido.  É fácil e divertido,  o Maurício e eu fizemos assim:

1) Maurício e Paulo se encontraram no ponto de encontro para pedalar.

2) Ambos zeraram os ciclocomputadores e sairam para pedalar normalmente. (Qualquer distância serve desde que ambos façam exatamente o mesmo percurso. Se um dos ciclista for mais rápido não precisa andar junto, basta que espere no final do passeio para fazer a leitura dos ciclocomputadores. As paradas são livres também, cada um para quando quer).

3) Após o passeio, anotou-se as quilometragens percorridas e fez-se os cálculos:

Ciclocomputador do Maurício=51,33 km
Ciclocomputador do Paulo=48,73 km

a) Calculando a diferença: (51,33 – 48,73) / 51,33 = 2,6 km

b) Calculando o multiplicador: M = 1 – (2,6 / 51,33) = 1 – 0,0507 = 0,9493

c) Tirando a prova, vamos corrigir os números do Maurício:

Maurício = 51,33 * 0,9493 = 48,73 que é exatamente a kilometragem no ciclocomputador de Paulo

O multiplicador vale também para corrigir a velocidade média, o odômetro total e até o comprimento do pneu inserido no ciclocomputador. Sei que o mais fácil é medir o comprimento do pneu e ajustar diretamente no ciclocomputador mas se já saiu de casa ou em situações onde isso não é possível, fica a dica.

Um abraço

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Categorias:Técnica
  1. mauricio
    janeiro 9, 2011 às 3:25 pm

    BOAS PAULO , AGORA TUDO CERTO , MARCAS AFERIDAS ..ABRAÇO

  2. Antonio Gomes Teixeira
    fevereiro 28, 2016 às 7:47 pm

    Quero registrar o que me ocrreu ao aferir um ciclocomcutador sem fio, ao calibrar o mesmo acabei notando que os ultimos dois dígitos não tem funcionabilidade alguna, após aferição girando o pneu e fazendo a contagem das voltas. Ex: meu pneu aro 29 mediu 2262mm resultado, só foi considerado pelo aparelho 2200mm, os 62mm que representam 6,2cm por cada volta ficaram sem ser considerados. Em média de 450 voltas que pneu dá por KM essa diferença vai somando e gerando valores que não conferem com o real. Mais mesmo assim quebra um bom galho…rs. Abraço

  3. Leonardo
    dezembro 26, 2016 às 6:32 am

    A distância utilizada para fazer a comparação entre os dois ciclistas faz diferença, existe uma quilometragem mínima pra fazer a aferição?

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