Início > Técnica > Bike Urbana

Bike Urbana


Rocky Mountain Metropolis YVR Urban 2011 (Foto: Site do fabricante)

O mercado de bicicletas tem evoluido nos últimos anos e atualmente não é necessário fazer grandes modificações nas bicicletas adquiridas, basta comprar já pronta. Segue um modelo que serviria como uma luva para muitos ciclistas que tenho encontrado na cidade:

Rocky-Mountain YVR Urban:

– Sem suspensão dianteira

– Coroas grandes 48/38/28 e catracas 11-32 que dão muitas opções de marchas (mais longas que a maioria das MTB)

– Freios a disco

– Roda tamanho 28

– Paralamas e bagageiro

A utilização poderia ser mais esportiva (sem os paralamas e bagageiro) ou mesmo para cicloturismo.

Um abraço (veja também Bike Urbana 2)

Anúncios
Categorias:Técnica
  1. Paulo Stollar
    janeiro 27, 2011 às 2:28 pm

    Paulão,

    me chamou a atenção a configuração de “Roda tamanho 28”.

    Por favor, fale um pouco à respeito do tamanho das rodas disponíveis atualmente no mercado e, a influência disto na modalidade de bicicletas.

    Afinal, que tamanho é o mais adequado?

    Abrs.

    PAULO Stollar.

  2. LABAREDA
    janeiro 27, 2011 às 2:29 pm

    trocaria o freio à disco pela suspa dianteira pois não precisamos de tanto freio na cidade e com todos os buracos de sp, suspensão é sempre necessária…

    • Marcelo V. Castelucci
      janeiro 27, 2011 às 3:18 pm

      Concordo com o Labareda. Eu também colocaria um guidão mais alto, pois acho que é mais o perfil desta bike.

  3. janeiro 27, 2011 às 7:45 pm

    Oba, se manifestaram. . .
    Ao Labareda e Marcelo, minha opinião:
    Quem projetou essa linha de bike não espera que alguém coloque suspensão. Ela não foi feita para isso. A Rocky Mountain tem quatro modelos da linha Metropolis de desenhos completamente diferentes uma da outra (uma com guidão de speed, outra com guidão tipo morcego, outras duas com guidão tipo MTB – como a da foto) todas sem suspensão. O projetista caprichou nesses modelos, escolheu com critério os componentes e…decidiu que nenhuma teria suspensão por serem desnecessárias nessa linha.
    A idéia deste artigo é tentar não fazer adaptações tão grandes como colocar suspensão. O custo de uma suspensão seria 1/4 do preço
    da bike, é muita coisa. Por que não ir para outro modelo que já venha pronta? Dentro da Rocky Mountain, seria por exemplo a linha HYBRID como a whistler 10 que vem com suspensão no garfo e no canote e mesa de ângulo regulável e com V-Brake:
    http://www.bikes.com/main+en+01_102+WHISTLER_10.html?BIKE=928&CATID=3&SCATID=28&Y=2011
    Embora adaptar e ter uma bike personalizada seja um prazer, tento mostrar que atualmente existe uma bike para cada tipo de biker, pronta para o uso.

    Ao Paulo:
    Não existem muitos tamanhos diferentes de roda, mas a nomenclatura é um pouco (bastante) bagunçada.
    Esse tamanho 28 copiei direto do catálogo mas na verdade é uma 29. Resumindo o tamanho das rodas, parece ser o seguinte:
    Para bicicleta de adulto, temos basicamente três tamanhos:
    1) 26 : São as usadas nas nossas conhecidas Mountain Bikes. Não existe dúvida quanto a esse tamanho.
    2) 29 : Em alguns países são conhecidas como 28, é a da bike em questão. O tamanho do aro é o mesmo da speed (700c) e são usadas também no cyclocross. Tudo igual em tamanho. Portanto falou em roda grande, todas são do mesmo tamanho (o aro) mas com nomes diferentes.
    3) 27.5 : Ah essas deram o que falar há algum tempo atras. O tamanho é exatamente intermediário entre o 26 e 29. Faça as contas, (26 + 29) / 2 = 27.5 . Tentaram emplacar esse tamanho de roda recentemente como tendo o melhor dos dois mundos, etc mas parece que não pegou. É que tudo depende da direção para onde os grandes fabricantes decidem ir. Se eles quiserem ir para o 29, a competição, os fabricantes de suspensão, tudo vai para lá. Esse tamanho não é novidade também, é conhecido há muitos anos como 650 B e são usados nas bicicletas de cicloturismo francesas antigas. Mas é uma medida rara, me lembro que um casal de cicloturistas franceses passaram por aqui e disseram ser difícil encontrar esse tamanho de padrão europeu.
    um abraço.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: