Início > Histórias de Pedal > 2011.01.30 – Fim de Semana

2011.01.30 – Fim de Semana


Trecho da Ciclofaixa (Foto: Paulo Ciclista)

No domingo fui conhecer o novo trecho da Ciclofaixa seguindo as informações de Carlos I. Achei espetacular.

A Ciclofaixa da Cidade de São Paulo é um projeto grandioso, resultado de muito planejamento, muita gente envolvida. Preste atenção na quantidade de faixa pintada no chão, nos muitos farois especiais para ciclistas, nas pessoas operacionalizando, nos cones. É  muita coisa. Veja o mapa no site oficial:

http://www.ciclofaixa.com.br/percurso/

A parte nova atravessa a Marginal em dois pontos, passa por diversos bairros, é muito variado. O percurso novo é longo e não é repetitivo, sendo que agora o percurso total liga o Parque das Bicicletas, o Parque do Ibirapuera, o Parque do Povo e o Parque Villa Lobos.

A cada fim de semana aumenta o número de ciclistas na Ciclofaixa e isso melhora a vida das pessoas: mais vida ao ar livre, lazer,  saúde, movimenta o comércio. Isso vai mudar a vida de muita gente ainda. Parabéns ao pessoal do projeto, vale a pena sim todo o investimento.

Fiz o percurso completo ida e volta à partir do Parque das Bicicletas. Deu 27,5 km no total, incluindo o trecho dentro do Parque do Povo.

Contei os cones apenas no primeiro quilômetro de ida, são 140 (cento e quarenta), sendo colocados na ida e na volta do percurso.

Outros acontecimentos:

– No sábado fizemos a Ciclovia Rio Pinheiros o Fábio e eu, deu 67 km para mim. É difícil acompanhar o pessoal de triatlon com nossas MTB. Mesmo as mulheres andam muito rápido, diversas passaram pela gente.

– Quebrou o cabo do câmbio da minha speed aos 4.000 km aproximadamente. Troquei o cabo eu mesmo seguindo as dicas do experiente mecânico Luciano. Com o cabo novo e devidamente regulado, o câmbio traseiro voltou a funcionar de forma precisa. É que de uns tempos para cá estava um pouco impreciso, acredito que seja por causa das rebarbas do cabo antes de quebrar. Essa troca, é melhor que seja feita em oficina para fazer as regulagens, cortar o cabo de aço e colocar a pecinha de acabamento. Precisa ter um alicate afiado para cortar o cabo direito. Aproveitei que estava mexendo e coloquei graxa nos cubos e acertei os parafusos dos cubos, acho que ambas as rodas estavam um pouco presas.

– Vi novamente um acidente na Av. Indianópolis, a roda traseira do ônibus tinha passado bem no meio de uma moto e os bombeiros estavam tirando de baixo. Não vi o motociclista: pensamento positivo, ele está bem, está bem, está bem, está bem. . .

Um abraço

Categorias:Histórias de Pedal
  1. Marcelo V. Castelucci
    janeiro 31, 2011 às 9:15 am

    Olá.
    Também fiz o percurso da nova ciclo faixa junto com Dr. Tchelo. O trajeto é bom, mas já deu para notar que é insuficiente.

    Havia muita gente lá. Num dos faróis se formou uma fila de mais de 20 metros, que absurdo.

    Mas é muito bonito ver, cada vez mais pessoas andando de bicicleta.

    Precisamos de mais ciclofaixas na cidade.

    Ah… Também passei pelo acidente, mas a moto já estava de pé. E não havia indícios que o motociclista tinha se machucado.

    Abs.
    Marcelo V. Castelucci

  2. Fabio
    janeiro 31, 2011 às 9:45 am

    Olá pessoal, também fui conhecer o novo trajeto da ciclofaixa com minha família, gostei bastante também, porém na minha opnião existem alguns pontos de extrema atenção, por exemplo o trecho das pontes, apesar de pedalarmos dentro da faixa a velocidade dos carros na alça de acesso a marginal é muito alta, vimos um ciclista (speed) atropelado, ele estava atrás de um grupo mais lento quando resolveu sair da ciclofaixa dai um SUV o atingiu, foi feio, espero que o ciclista esteja bem.

  3. fevereiro 1, 2011 às 7:10 pm

    Esqueci de comentar esse aspecto que o Fabio colocou. Mas também senti que precisa de atenção em alguns trechos. O ciclista deve prestar atenção nos faróis apesar de ter monitores na maioria. Aqueles faróis especiais para bicicletas então precisa de atenção total, pois os carros não vão parar quando estiverem abertos para eles.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: