Início > Outros de Ciclismo > Comprando um livro de 50 anos atrás

Comprando um livro de 50 anos atrás


Capa de proteção original do livro I FOLLOW THE WIND de 1961

Ilustração do livro feita pelo cartunista Patrick Andrew (Pat)

Quando decidi comprar o livro “I Follow the Wind” de Louise Sutherland há algum tempo, imaginei que esse livro existisse aos montes e novinhos em folha nas livrarias. Descobri que só existem as edições de muitas décadas atrás, publicadas artesanalmente por uma pequena editora, a Southern Cross Press. Na verdade, essa era uma editora caseira, imprimia livros artesanalmente na mesa da cozinha do casal Louise e Pat. . .
Havia três vendedores diferentes na internet para esse livro, e o preço era razoável. Então decidi comprar o exemplar que parecia em melhor estado pela descrição. O livro veio em ótimo estado, com desgastes apenas na capa de proteção mas mantendo intacto o livro preto de capa dura. Abrir a embalagem e pegar o livro na mão foi como pegar um pergaminho antigo, e dentro dele vieram presentes extras: um recorte de jornal de língua desconhecida, outro recorte em inglês sobre a publicação do livro na época, e um bilhete de trem de algum país. Coisas de algum dono anterior.
Esse livro foi escrito, impresso e encadernado inteiramente pela própria autora. Fiquei impressionado, pois o livro é muitíssimo bem escrito, praticamente não tem erros, e a diagramação é muito harmoniosa. Tudo isso sem os recursos dos modernos editores de texto. Acho que Louise aprendeu direito apesar das muitas mudanças de escola a que foi submetida. Um parênteses: em um certo ano, prejudicada pelas muitas mudanças de escola, ela reprovou. Seu pai então lhe prometeu uma bicicleta caso ela passasse no próximo ano. Ela se tornou a melhor aluna da classe. . .
Li o livro no ritmo de uma viagem de bicicleta, ou seja, sem pressa nenhuma. Mas que viagem! E fui junto em cada estrada. Alguma vez você já foi ao passado? Já voltou no tempo? Ah meu amigo. . .

Veja também:

Um abraço.

Anúncios
  1. Marcelo V. Castelucci
    abril 14, 2011 às 6:35 pm

    Que historia hein?

    Parabéns pela aquisição.

    Marcelo.

  2. abril 15, 2011 às 7:10 pm

    Apaguei uma foto deste artigo. Me entusiasmei e coloquei no ar mas não tinha autorização para publicar. Por via das dúvidas retirei, por respeito ao autor do livro. Um abraço.

  3. junho 26, 2013 às 9:18 am

    Parabéns pela aquisição. Também possuo um livro dela que comprei numa máquina de livros do metrô por R$2,00!!! O nome é: Uma aventura quase impossível na Amazônia” ela cruza a Amazônia de bicicleta. Fico grato por essa postagem, pois eu não sabia que haviam outros livros dela… agora vou procurar os outros livro dela… atenciosamente cicloabraços

    • junho 26, 2013 às 7:42 pm

      Olá, Joaozinho, é bom encontrar alguém que gostou do mesmo livro, pois em alguma coisa devemos ser parecidos. Você pagou super barato no livro e acredito ser um livro raro. Tenho também esse livro, que comprei em um café-biblioteca. Imagino que o original em inglês seja melhor, pois o outro que li tem uma redação impecável. Me escreva se tiver dificuldade em encontrar os outros. E também sobre as suas leituras! Um abraço.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: