Início > Técnica > Avaliação de Usuário – Bomba Blackburn AirStik SL

Avaliação de Usuário – Bomba Blackburn AirStik SL


Blackburn AirStik SL – Bomba do tamanho de uma caneta (Foto: Paulo ciclista)

Comprei essa bombinha há alguns meses, custou R$ 80,00. O objetivo era montar um pacote mínimo de ferramentas com o menor peso possível, pois não tem graça pegar uma bike leve e carregá-la com um monte de coisas. Confiei na marca Blackburn que é muito tradicional e famosa por fazer produtos bons, dentre outras coisas bagageiros para cicloturistas. Então vamos à avaliação:
1) Acredito que essa bomba não seja para qualquer usuário. É boa somente para aqueles que priorizam a todo custo uma redução de peso. Acontece que apesar de estar marcado no catálogo que tem capacidade para até 160 psi (ou libra), nem eu nem os colegas que estavam comigo não conseguimos chegar nem próximo disso, talvez uns 40 ou 50 psi, um pneu medianamente duro. Enche razoavelmente pneus de MTB mas não pneus de Speed. Além dos testes em casa, já utilizei essa bomba duas vezes em meus pneus furados na Speed e emprestei uma vez na estrada para um ciclista com pneu de Speed furado. Na última vez que furou o pneu, estava com pressa e preferi pegar emprestada uma maiorzinha do colega que estava comigo, isso ilustra bem a utilização que se pode fazer dessa bomba. A Blackburn diz que enche até 160 psi, talvez tenha pedido para o Mike Tyson fazer os testes. . .
Existem muitas discussões tanto em inglês quanto em português sobre ela. Parece que quase todo mundo está satisfeito com a pressão conseguida. Alguns não conseguiram encher muito bem mas conseguiram sempre chegar pedalando em casa. Estou nesse último grupo. Acredito que o pessoal que conseguiu encher bem o pneu estivesse de MTB, pois sinceramente acho muito difícil chegar na pressão ideal de pneu de Speed.

2) Ela é muito pequena e leve, veja a foto ao lado de uma caneta esferográfica. Apesar de vir com um fixador para o quadro, já saí com ela no bolso da camisa de ciclismo, fica bem acomodada. É leve também, pesa apenas 58 gramas, menos que qualquer câmara de ar de estradeira que você possa encontrar no mercado.

3) Essa bomba existe em diversas versões: preta, branca, de carbono e ainda uma outra versão de dois estágios (AirStik 2stage), que tem um botão para alta pressão ou alto volume, mas visualmente é idêntica.

Conclusão:
Comprei e não me arrependo, pois tinha que experimentar uma bomba tão pequena e bonita. Mas sempre que fura um pneu, o meu pensamento é um pouco estranho: é interessante de usá-la por ser tão bem feita, dá segurança de que vou conseguir voltar para casa, mas sempre fico com esperança de conseguir encher um pouco mais. É um desafio…

Um abraço.

(km 100)

Categorias:Técnica
  1. março 28, 2013 às 3:00 pm

    Traduzi o comentário de um usuário entusiasmado da Austrália, do site de uma loja:

    “Estava de férias em Byron Bay Australia há algumas semanas quando minha Blackburn Airstik SL caiu da minha bolsa de selim porque não fechei direito o zíper.
    Então, infelizmente, ela foi atropelada por um carro de escolta policial, e depois por uma casa sendo transportada por uma carreta enorme! Sim, isso mesmo, atropelada por um carro e depois por uma carreta com uma casa em cima (estimo mais de 10 toneladas).
    A aproximadamente 35 km de casa tive um pneu furado, que troquei usando CO2 e imediatamente a câmara explodiu (ou eu inflei demais ou o caco de vidro ainda estava lá).
    De qualquer modo, troquei o pneu de novo, e cuidadosamente enchi usando meu último cilíndro de gás. Quando desrosqueei o regulador, a válvula saiu da câmara (obviamente não foi operado de forma correta) e o pneu esvaziou na minha mão!
    Então removi o CO2 e saquei a minha confiável bomba que tinha sido atropelada duas vezes! Embora agredida fortemente e com o eixo ligeiramente torto, foi a bomba que acabou funcionando – Consegui colocar 90 psi e voltei para casa.
    Eu tenho uma preta e uma branca para cada uma das minhas bikes.”

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

