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Avaliação de Usuário – Crank Brothers Multi-17


Crank Brothers Multi-17 - Versão dourada (Foto: Site do Fabricante)

Crank Bothers Multi-17 (Foto: Paulo Ciclista)

Essas ferramentas de uso multiplo estão cada vez mais bonitas e práticas.

Vou fazer uma avaliação de usuário da Multi-17 da Crank Brothers que é uma das multi tools mais bem faladas nos forums. O motivo pelo qual comprei essa ferramenta é que queria uma que tivesse o cortador de corrente incluso além de ter bons Allen, chave de fenda e Philips. Se você não faz muita manutenção em casa, talvez não entenda o motivo pelo qual os fabricantes agruparam essas ferramentas, mas não tem importância, pois eles já pensaram por você. Quando  se avalia uma multi tool, não se deve esquecer que o objetivo  principal dela é ser utilizada em emergências, motivo pelo qual são agrupados o máximo possível de coisas em um mínimo de espaço e peso. Quando estou em casa, prefiro usar outras ferramentas mas se a multi tool estiver mais à mão, vou com ela mesmo.

Vou avaliar cada item da Multi-17 explicando o uso:

Cortador de corrente: é essencial em uma pedalada mais longa, pois a corrente e o câmbio traseiro são peças muito exigidas e obviamente podem dar problemas, especialmente se estiverem um pouco gastos. O problema pode ser na corrente ou nas polias do câmbio, mas em qualquer dessas situações o cortador de correntes resolve o problema e você consegue voltar pedalando para casa. O cortador de correntes da Multi-17 é bem feito, tem uma plaquinha que dá um bom apoio para o polegar. Ressalto que esses cortadores pequenos de correntes precisam de um pouco de força para operar. Os similares usados em oficinas têm alavancas bem maiores, do tamanho da palma da mão.

Chaves de fenda e Philips: podem ser usadas tanto para regular os câmbios dianteiro e traseiro como para situação de quebra do cabo do câmbio na estrada. Nesse último caso, usa-se a chave Philips para colocar em uma marcha adequada tanto na frente como na traseira para voltar para casa. A Multi-17 traz uma chave de fenda e uma Philips, ambas adequadas.

Chaves Allen: além dos conhecidos parafusos da mesa, selim e suporte de caramanhola, são usadas para apertar os pedais, os pedivelas, alguns parafusos do freio da estradeira e pequenos parafusos dos alforges e bagageiros. Os Allen da Multi-17, apesar de curtos, conseguem alcançar todos os parafusos satisfatoriamente.

Chave Torx T-25: é usada para apertar os parafusos dos discos de freio das Mountain Bikes. Acredito que o motivo de não terem usado parafusos Philips é porque a chave Torx dá bem mais firmeza no aperto enquanto a chave Philips tende a escapar. Provavelmente não usaram Allen por causa da altura da cabeça dos parafusos. A Multi-17, como muitos dos concorrentes, traz essa chave e isso é muito bom.

Chaves de raios: a Multi-17 traz de quatro tamanhos diferentes, 0, 1, 2 e 3, todas na placa do cortador de corrente. Essa placa pode ser removida e resulta em chaves de raio excelentes. Os sulcos das chaves de raio são longos e pegam o niples inteiro bem firme. Já usei diversas vezes a chave número 2 e os niples nem ficaram marcados de tão boa que é a chave.

Chaves fixas de 10 mm e 8 mm: essas chaves ficam também na placa do cortador de correntes. Tenho parafusos de 10 mm na minha bicicleta mas eu não usaria a da Multi-17 em casa de jeito nenhum. É que para esses parafusos é bem melhor uma chave do tipo estrela, fechada, para não danifica-los e dar melhor aperto. Essa da Multi-17 serve para apertar um parafuso solto em uma emergência mas não é a ferramenta mais adequada para fazer manutenções ou mesmo para soltar um parafuso apertado firmemente por uma chave estrela. É um quebra-galho, muito bonito mas para usar pouco.

Espátulas para desmontar o pneu: não tem. Existem concorrentes que trazem esse ítem integrado mas preferi comprar separado, pois normalmente elas são muito utilizadas, são de plástico e achei que poderiam se danificar e desfalcar o conjunto da ferramenta.

Veredicto: Por cerca de R$ 100,00 nas lojas, a Multi-17 é uma boa ferramenta compacta com tudo que é necessário para um conserto de emergência. O peso de 168 gramas é considerado bom para essa categoria mas é um ítem que pesa no bolso da camisa. De qualquer modo, estou feliz por ter comprado a Multi-17, pois ela simplificou o meu preparativo para a estrada.

Topeak Hexus II (Foto: Site do Fabricante)

Park Tool IB-3 com sua alavanca desacoplada (Foto: Site do Fabricante)

As concorrentes:

Analisei mais duas ferramentas de marcas conhecidas através de pesquisas na internet: a Topeak Hexus II e a Park Tool IB-3. Ambas trazem integradas espátulas para desmontar o pneu. Valem uma olhada pela beleza dessas ferramentas e pela criatividade. Ambos os fabricantes são renomados mas nos forums chamam atenção para o material do cabo da Hesus 2 que é de plástico (mais frágil portanto) e para a alavanca de pneu da IB-3 que é muito mole e por só vir uma. Tem pneu que é muito difícil de desmontar com apenas uma espátula mas em alguns casos é suficiente, depende do pneu. Eu levaria mais uma extra se comprasse essa. Para a IB-3, existem comentários dizendo que uma das allen é muito curta, dificultando o acesso ao parafuso para soltar o passador de câmbio. Não verifiquei essa informação.
Um abraço.

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Categorias:Técnica
  1. abril 23, 2012 às 5:52 pm

    Modifiquei em 23/04/2012 -> Chaves de raios: a Multi-17 traz de quatro tamanhos diferentes, 0, 1, 2 e 3, todas na placa do cortador de corrente. Essa placa pode ser removida e resulta em chaves de raio excelentes. Os sulcos das chaves de raio são longos e pegam o niples inteiro bem firme. Já usei diversas vezes a chave número 2 e os niples nem ficaram marcados de tão boa que é a chave.

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