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Por que é importante aferir o ciclocomputador?


Tabela de comprimento de roda da Cateye. Tabela completa aqui:http://www.cateye.com/files/manual_dl/0/415/tire_size_chart_v2.pdf

Tabela de comprimento de roda (em mm) da Sigma Sport

Manual do CC-VL510 da Cateye (parte)

1) Qual o tamanho do erro?

Em pouco tempo já encontrei cinco ciclocomputadores descalibrados dentre meus companheiros de pedal. É lógico que um pouquinho, digamos um ou dois por cento, tudo bem. Mas é comum diferenças de até 7% estando de MTB, e isso é muito. Uma diferença assim praticamente inviabiliza qualquer tipo de medição ou comparação. Imagine alguém que queira comparar sua MTB com sua própria Speed: a diferença entre uma modalidade e outra não dá muito mais que isso dependendo das condições, pneus slick etc. Então as medições seriam totalmente inúteis, levando até a acreditar que a MTB anda mais. Outra situação: uma pessoa atingindo por exemplo 70 km/h de MTB com o ciclocomputador descalibrado em 7% a mais, na realidade vai estar a cerca de 65 km/h. Por experiência sei que 65 km/h é relativamente fácil enquanto 70 km/h na cidade já tem que ser em uma descida enorme e com todos os faróis abertos. Outra situação: a pessoa acha que rodou 100 km, quando na verdade rodou cerca de 94 km. É muita diferença, não é?

2) Por que isso acontece?

Os erros acontecem especialmente nas MTB que usam pneus muito diferentes uns dos outros. Nas Speed o erro normalmente é menor, pelo fato dos pneus serem quase sempre os 700x23C ou 700 x 25C totalmente lisos. Mas mesmo assim vale a pena uma conferida, veja por quê:

Motivo de Erro 1: alguns ciclocomputadores da Cateye trazem um modo rápido de configuração, permitindo colocar o tamanho da roda além do comprimento, como por exemplo o CC-VL510 que é um dos modelos mais simples deles. Normalmente o ciclista de MTB coloca 26″ mas isso não é suficiente, causando enorme erro de leitura (em torno de 7% dependendo do pneu), pois esse tipo de configuração não considera o tipo de pneu das MTB que pode ter grande variação. O correto é seguir no ajuste fino, colocando o comprimento real da roda medida com uma trena, ou pelo menos, o valor dado pela tabela da Cateye, veja a figura contendo o manual do CC-VL510.

Motivo de Erro 2: o ciclista troca o pneu e simplesmente ignora a diferença achando que é pouca. Quem troca um pneu de cravo 26 x 2.0 para 26 x 1.25 e não recalibra o ciclocomputador está incorrendo em erro de 5,2% para mais.

Motivo de Erro 3: As tabelas dos fabricantes fornecem apenas valores de referência, mas o ciclista pode estar com outra calibragem, cada um tem o seu peso também, o que achata o pneu de forma diferente em movimento. Quando o ciclista quer uma precisão maior não deve nem mesmo seguir essas tabelas. Além disso as próprias tabelas dos fabricantes são diferentes umas das outras: comparando as tabelas de dois fabricantes a Cateye e a Sigma Sport, pode-se ver por exemplo que para um pneu de MTB 26 x 2.0 temos 2055 na tabela da Cateye e 2144 na da Sigma Sport, apresentando uma diferença de 4,3 % entre elas. Mas qual dos números está correto? Provavelmente os dois, cada um seguindo a sua própria metodologia. Como são números de referência, dá variação entre eles e em relação a um pneu específico – o seu por exemplo – já deu para ver que o erro pode ser bem grande.

3) Como calibrar o seu ciclocomputador?

A maioria dos ciclocomputadores no Brasil atualmente são Cateye. Se você tem pressa para sair rodando, siga a tabela da Cateye mesmo e deixe para fazer o ajuste fino depois, pois isso pode ser feito facilmente sem perder os dados.

Se sua bike for uma Speed, a diferença deve ser pouca. Quando fiz a medição do meu pneu 700 x 23C bateu com o da tabela. Mas vale uma conferida por causa da calibragem e do seu peso.

Se sua bike for uma MTB aí sim, vale a pena medir a sua roda e colocar o valor real.

Como medir a roda: coloque uma trena aberta de cerca de 2,5m no chão, próximo a uma parede; calibre o seu pneu da forma como normalmente faz; suba na bike e coloque o bico do pneu no ponto zero da trena; dê uma volta completa e meça a nova posição do bico na trena. Faça essa medição novamente, pois a posição do bico engana às vezes, ela precisa estar perfeitamente na vertical.

4) O que mais pode dar errado?

Se seu ciclocomputador estiver dando uma velocidade média muito baixa ou uma distância muito menor que a real, o problema pode estar em:

– Mau contato do ciclocomputador com a base: para solucionar, limpe bem os contatos com um pano ou palha de aço e recoloque o ciclocomputador.

– Distância muito grande entre o sensor e o magneto da roda

Para detectar um desses problemas, fique de olho no velocímetro. Se ele às vezes marcar zero enquanto você está em movimento, tanto a distância quanto a velocidade média vão estar erradas, pois significa que a bike andou uma distância que não foi registrada (Atenção, não tire o olho da estrada! Vai bater heim?).

Veja as matérias relacionadas:

Comprimento da Nova Ciclovia do Parque do Ibirapuera

Como aferir o seu ciclocomputador com o de um colega

Um abraço.

Categorias:Técnica
  1. julho 24, 2016 às 10:05 pm

    Pois é, tenho um Velo 7 e a minha roda deu 1,78 na trena. Utilizei o GPS do celular com velocímetro para aferir (app Road Bike) e então estava dando um diferença enorme, enquanto no gps marcava 25, no Velo 7 marcava 20. Então fui fazendo as contas e calibrando aos poucos para diminuir a diferença ao máximo, então chegou a 2,00. Eu aferi primeiro a velocidade para aproximar ao máximo, depois usei a distância e a velocidade média dos dois em um percurso de uns 17 km e deu uma diferença de 2%, daí eu acrescentei estes 2% no tamanho do aro e cheguei nestes 2,00. Ainda vou conferir mais vezes para ficar 99,5%. Quanto maior a distância que vc percorre mais preciso vc consegue regular. Acredito q o GPS seja mais confiável.

    • julho 25, 2016 às 7:55 am

      Boa idéia. Se for tentar tamanha precisão, acredito ser importante manter a mesma calibragem de pneu. Especialmente se o pneu for grosso. Um abraço.

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