Início > Meio Ambiente & Ciclismo > Comprimento da nova ciclovia do Parque do Ibirapuera – OK

Comprimento da nova ciclovia do Parque do Ibirapuera – OK


Placa de início da ciclovia com o comprimento correto (Foto: Paulo Ciclista)

1) Comprimento da ciclovia: 2745m (medida oficial, também de acordo com meu ciclocomputador aferido);
2) Fazendo a volta pela subida da SABESP: 3061m (ajustado pela medida oficial) ;
3) Indo pela subida da Administração: se cortarmos o caminho pelo lado esquerdo pela “Subida dos Skatistas” ou “Subida da Preguiça” sem contornar pela ciclovia, dão 2715m. Acho que os corredores sobem por lá ao invés de ir pela ciclovia porque não há espaço para seguir o traçado da ciclovia pela lateral. Como disse o Marcio, acredito que 2700 m seja uma boa medida para os corredores, pois eles correm por dentro da pista. Além do mais é um número redondo, fácil de memorizar.
Essas medidas foram acrescentadas posteriormente neste artigo (07-ago-2011) após sugestão de leitor-corredor (veja os comentários).

Artigo Original:
A Administração do Parque do Ibirapuera consertou as placas da ciclovia, agora estão marcando as distâncias corretas. As placas intermediárias foram colocadas mais adiante, a placa de 3000 km foi eliminada e foi trocada a placa de início da ciclovia, contendo agora a marcação de 2745 m.

Ficaram ótimas. Parabéns à Administração.

O erro havia sido detectado por um leitor: 2011.05.01 – Fim de semana – Comprimento da nova ciclovia do parque do ibirapuera

Um abraço.

  1. MARCIO GONCALVES
    julho 12, 2011 às 5:12 pm

    Ola Paulo ,

    Grato pelo apoio. Fico feliz com o final feliz e com o fato de que agora tenho uma marcação confiavel da distancia. Em verdade sou um velho corredor , que há muito tempo tenta ter a medição real da distancia. Depois de algumas tentativas com GPS ( perde o sinal debaixo das arvores ) , pedometro digital da Polar ( pouco preciso ) e uma bicicleta , cujo medidor me deixou na mão bem na hora da medida , estava trabalhando com 2750m , parece que não longe da realidade.

    Abraços

    Marcio

  2. João
    julho 17, 2011 às 3:51 am

    Olá,

    Vocês saberiam informar quais as distância das voltas pela Sabesp (dizem que é 3 km) e pela ladeira da preguiça (dizem que é 2,7 km)?

    obrigado

  3. julho 18, 2011 às 12:30 am

    Na próxima vez que eu for para lá eu meço. Dentro de uma semana já vou ter a medida. Um abraço.

  4. Fabio
    julho 22, 2011 às 10:56 pm

    Olá Paulo, esta semana fui dar uma volta no ibirapuera, não resisti e fiz minha aferição … resultado: 2.735 mts. sem calibrar o cateye micro wireless, acredito que se eu fizer a medição do jeito que você explicou em outra matéria, vai ficar mais próximo ainda.
    Abraço.

  5. julho 23, 2011 às 6:35 pm

    Fabio, acredito que seu ciclocomputador já está dando bem próximo do real, eu deixaria assim mesmo. Note que em relação aos 2745m da Administração do Parque, a sua diferença está entre 3 a 4 milésimos que é bem pouco.
    Como minha ultima medição ficou também mais ou menos com essa diferença em relação aos 2745m passei a considerar essa medida como oficial para tirar as outras medidas que o João perguntou. Desse modo:
    1) Comprimento da ciclovia: 2745m (medida oficial);
    2) Fazendo a volta pela subida da SABESP: 3061m (ajustado pela medida oficial) ;
    3) Na subida da Administração, se cortarmos o caminho pelo lado esquerdo sem contornar pela ciclovia, dão 2715m. Acho que os corredores sobem por lá ao invés de ir pela ciclovia porque não há espaço para seguir o traçado da ciclovia pela lateral.
    Perguntei rapidamente para alguns corredores mas não achei essa subida da preguiça, preciso de uma descrição para saber onde é. Existem poucas subidas no parque, deve ser fácil achar.
    Fiz diversas medições para cada percurso, as diferenças entre cada uma das minhas medições dão cerca de 3 milésimos, o que confirma a boa qualidade do equipamento.
    Um abraço

    • João
      julho 24, 2011 às 2:07 am

      Paulo,

      Obrigado pelas medidas.

      Ladeira da Preguiça é a “Ladeira dos Skatistas”, ou seja, essa subida pelo lado esquerdo a que você faz referência (volta de 2715 m).

      Como sugestão, fica a ideia de se colocar um vídeo no Youtube descrevendo as voltas e como você fez a medição, acho que uma montagem com fotos (posso ajudar nisto) seria mais prático que filmar.

      João

  6. MARCIO GONCALVES
    agosto 6, 2011 às 9:22 am

    Agora os corredores do parque ( que realmente passam pela ladeira ) podem contar com uma medida precisa para avaliar sua performance.

    O Paulo mediu 2715 m. Considerando que os corredores correm pela parte interna , a uns 2 ou 3 m da ciclovia , o percusso sera então entre 10 e 15 m mais curto.

    Ou seja , 2700 m é a medida para os corredores.

  7. João
    agosto 7, 2011 às 6:54 pm

    Marcio,

    É curioso que “corredores” venham buscar essa informação num site de um ciclista.

    _____

    Paulo,

    Gostaria de sugerir uma matéria sobre roupas mais adequadas para pedalar, aliás, você acha que a camisa/blusa de ciclismo é adequada para um corredor se proteger do vento?

    • agosto 7, 2011 às 11:24 pm

      Ah ah…achei que estava virando site de corredores. Mas é claro que não tem problema nenhum, pois afinal dividimos o mesmo parque diversas vezes na semana. É uma boa idéia essa da matéria sobre roupas de pedalar. Respondendo à pergunta, como o mundo dos corredores é grande, existem roupas específicas para correr, talvez seja melhor. Vou listar as características de camisas e blusas de ciclismo: as roupas de ciclismo são muito modernas hoje em dia, em materiais sintéticos que dão conforto mesmo com intensa transpiração. Normalmente escolhemos roupas bem coladas ao corpo por causa da aerodinâmica, as camisas têm três bolsos nas costas na altura da cintura para colocar alimento e pequenas ferramentas. Com certeza são confortáveis para correr, mas como eu disse, deve ser melhor roupa específica de correr para parecer corredor. Sugiro as roupas com refletivos caso vá correr muito cedo ou de tardezinha. Aliás, todas as blusas escuras deveriam obrigatoriamente ter refletivos, seria bem mais seguro para os pedestres. Quanto às blusas de ciclismo, existem algumas para frio e outras para chuva. As de chuva normalmente têm aberturas para ventilar um pouco. Em geral essas blusas têm a parte de trás mais longas para que as costas não fiquem descobertas quando os ciclistas pedalam abaixados sobre o guidão.
      Por último, um recado para os corredores: se vocês virassem ciclistas, seriam terríveis adversários. Isso porque correm de madrugada, de noite, no frio, na chuva…
      Um abraço.

  8. MARCIO GONCALVES
    agosto 8, 2011 às 1:52 pm

    Joao ,
    A historia começou porque nós corredores não temos meios precisos de medir distancias. As proprias medidas oficiais de corridas pedestres são feitas com bicicletas devidamente calibradas.Foi atraves do site do Paulo que se conseguiu corrigir as marcações da nova ciclovia e estabelecer uma medida precisa para os corredores no Ibirapuera.
    E por fim tambem gosto de uma bicicleta!!!!

  9. João
    agosto 12, 2011 às 10:52 pm

    Há um tempo atrás, eu pesquisei preços de roupas fora do comum (frio, chuva etc.) para correr e vi que os preços também eram fora do comum, curiosamente, roupas de ciclismo estavam mais em conta, mas fiquei em dúvida. Sempre que encaro um vento gelado penso em como os ciclistas enfrentam situações piores, por isso a dúvida de como se vestir.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: