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Avaliação de Usuário – Ciclocomputador “Sigma BC 1609 STS + Cadence”


Ciclocomputador “Sigma BC 1609 STS” – Wireless e Cadência

Luz no modo noturno (Foto: Paulo Ciclista)

Descrição do Produto: Ciclocomputador wireless (sem fio) com cadência. Atenção: o mesmo modelo tem versão com e sem cadência.

A Lógica Alemã:
Eu vinha usando somente ciclocomputadores da Cateye há muitos anos (já tive cinco…), resolvi experimentar este da Sigma após ver o ROX do Fábio. A lógica alemã em relação à japonesa traz inovações interessantes:
– Para desconectar o ciclocomputador do guidão, gira-se um quarto de volta, como se fosse tirar um parafuso. É mais fácil do que o sistema da Cateye onde se aperta uma trava para tirar.

– Tanto o ciclocomputador como os sensores são presos por elásticos. Para Mountain Bike, o fabricante recomenda usar os zip tie (tiras de plástico de ajuste rápido).

– O sensor magnético da roda é preso por pressão.

– Tem quatro botões, que apesar de parecerem muito, são na verdade uma sacada genial. Dessa forma as funções ficam bem divididas e por incrível que pareça causa menos confusão, simplificando a operação. Na faixa de preço, concorre diretamente com o modelo Strada Double Wireless,  mas numa rápida comparação, oferece mais funções.

Características interessantes:

1) A vantagem dos quatro botões: os dois botões maiores são para selecionar as funções. Desse modo fica mais fácil achar a que você quer. Acho que colocaram as funções em uma sequência genial, pois um toque no botão da frente dá a hora do relógio enquanto um toque no botão de trás dá a quilometragem do treino. São as duas funções que mais uso. Então, não preciso ficar apertando os botões diversas vezes como nos Cateye. Simplesmente dou um toque no botão certo. Um dos botões menores é para zerar os dados e o outro é para iniciar e parar o cronômetro.

2) Luz: para quem pedala à noite é uma mão na roda, este modelo tem back light que é muito fácil de acionar. Quando se ativa o modo noturno, qualquer botão acende a luz (foto).

3) Termômetro de temperatura ambiente: é bom ter uma referência mais precisa do que a simples sensação de frio. Quando vejo que a temperatura está em 17 graus ou mais, vou de roupa de verão independentemente da sensação térmica, pois sei que logo vai esquentar quando começar a pedalar.

4) Três odômetros (Total, do percurso, e o Trip Up/Down): Esse Trip Up/Down é interessante, eu uso no modo Up e para mim serve como um odômetro extra para medir a quilometragem semanal. Não tem perigo de perder esse dado, pois quando se zera o ciclocomputador, esse dado permanece a menos que se queira zerar especificamente esse ítem. Para quem quer utilizar de outra forma, pode-se colocar um valor – por exemplo 30 km no modo Down e ele vai fazendo a contagem regressiva da quilometragem até zerar.

5) Cronômetro: é sempre útil nos treinos, um dos botões fica dedicado só para iniciar e parar o cronômetro e isso facilita o seu uso.

6) Seta de ritmo (Pace Arrow): esta função existe também no Cateye Strada Double Wireless. Ela indica se você está em uma velocidade acima ou abaixo da sua média até o momento.

Veja a lista completa de funções no site do fabricante: Sigma Sport BC 1609 STS

Ponto negativo 1: um dos elásticos para prender o sensor de cadência é curto demais. Prendi com zip tie.

Ponto negativo 2: o manual não é muito bom. Acabei descobrindo sozinho sobre o Trip Up/Down e sobre as diversas opções para zerar os dados. Não custava fazer um manual melhor .

Conclusão: Esse ciclocomputador é muito bom, bonito, confiável e fácil de operar. As funções extras fazem uma grande diferença, até parece um equipamento mais caro. Esse sistema de quatro botões é prático e até aumenta a segurança, pois facilita a operação em movimento. E parece ser bem vedado contra a entrada de água. Esse foi o motivo do abandono do meu último Cateye.

Veja também: Avaliacao de usuario Ciclocomputador ROX 9.0 da Sigma Sport (por Fabio)

Adicionado em 12-nov-2011: A bateria do sensor de velocidade durou menos de 4 meses. O computador avisa pouco antes com uma mensagem no visor.

Adicionado em 13-nov-2012: Quando a bateria do sensor de cadência fica fraca, a mensagem no visor é diferente. É algo como “LOW BATT CAD.” Desculpe a imprecisão, esqueci de anotar a palavra exata, volto aqui para atualizar na próxima vez que acontecer.

Categorias:Técnica
  1. Fábio
    agosto 23, 2011 às 11:29 pm

    Olá Paulo, vejo que você gostou do Sigma também, pelo seu comentário. Se fosse recomendar entre o Cateye e o Sigma, qual deles teria a sua preferência ?
    Fábio
    Abraço

  2. agosto 25, 2011 às 8:36 am

    Para estrada, prefiro o Sigma 1609 do que o Cateye Strada Double Wireless. Acho mais prático no dia-a-dia. O Cateye foi no sentido de esconder os botões, achei interessante e criativo. Mas para selecionar as funções é bem pior, precisa ir apertando o MODE para escolher entre as 8 funções, inclusive o relógio que uso muito e a distância percorrida. O backlight também é de matar, o Cateye não tem. Outras avaliações também criticam esse fato.
    O design é bem diferente um do outro, aí vai de gosto: o Sigma é grande enquanto o Cateye é minúsculo. Não vejo problema em ser grande, muitos ciclocomputadores estão indo na direção de serem maiores para mostrarem mais dados. Um modelo da Cateye que acho bem interessante é o Commuter
    http://www.cateye.com/en/products/detail/CC-COM10W/moreinfo/ . Esse mostra tudo ao mesmo tempo e tem backlight. Mas não tem cadência, pois não é para uso esportivo…

  3. novembro 12, 2011 às 7:18 pm

    A bateria do sensor de velocidade durou menos de 4 meses. O computador avisa pouco antes com uma mensagem no visor.

  4. Fernando
    dezembro 2, 2012 às 12:37 pm

    Uma Dúvida. medi o diâmetro da roda, marcou 227cm. pergunta: como coloco no sigma?? 2.027, ou 2.270?? grato!!

  5. dezembro 2, 2012 às 6:03 pm

    Olá Fernando, coloca 2.270 . Provavelmente você está de MTB 29er, ah ah. A medida da roda no Sigma 1609 é em metros, até a terceira casa decimal que é a de mm. Como você mediu até a precisão de cm, a última casa fica com zero. Um abraço.

  6. Giba
    janeiro 23, 2013 às 9:41 am

    comprei o sigma para usar em uma bike tt, o pneu mede 700X23, configurei na medida da tabela do manual e fui fazer um pedal de 70km e a distância foi de 64,xxKm. Como faço para configurar a medida da roda?

    • janeiro 24, 2013 às 8:43 am

      No manual da Sigma está 2133 mm para essa roda. Se você colocou essa medida, não deveria dar toda essa diferença. Se você tem certeza que a distância dá 70 km, pode ser a distância entre o sensor do garfo até o imã do raio. Não pode ficar muito longe (veja no manual a distância recomendada) porque senão pode perder algumas leituras da roda e isso faria o ciclocomputador marcar “a menos” como ocorreu no seu caso. Aqui tem mais algumas dicas: https://dpedal.wordpress.com/2011/06/30/por-que-e-importante-aferir-o-ciclocomputador/. Me escreva novamente se não der certo, pois esses ciclocomputadores têm uma precisão incrível. Nessa sua distância não deveria dar uma diferença maior que algumas centenas de metros. Um abraço !

      • Giba
        janeiro 24, 2013 às 3:17 pm

        Paulo eu configurei com 2133 e fiz um pedal no sábado (30 km que estou acostumado a fazer) e deu uma diferença de quase 2 km a mais no Sigma. Depois disso não me lembro o motivo que me levou a configurar o Sigma com 1950 mm e pedalei no domingo com mais uma galera e no cateye deles marcou 70 km.
        Após esse pedal medi a roda (uma volta) conforme vi em alguns fóruns e a medida é 2,10 m. Configurei novamente o Sigma com 2100 mm, no próximo fds vou fazer o mesmo percurso que estou acostumado fazer (que eu marcava com o cateye), vamos vê se dá certo.

  7. janeiro 24, 2013 às 3:35 pm

    Oi Giba, essa sua medida (2100 mm) é coerente com o tamanho do seu pneu, inclusive sendo quase o número que medi no meu. Veja que em relação aos 2133 mm da tabela da Sigma, dá só 1,5 % de diferença. Essa porcentagem dá 450 m em 30 km. Sugiro que não mexa mais nesse número do odômetro e procure a explicação da diferença em outras causas. As mais prováveis são: 1) Essa medida de 30 km ou 70 km estão erradas; 2) Existe mal contato no encaixe do ciclocomputador na sua base ou distância muito grande entre o imã do raio e o sensor do garfo. Para ver se o problema é a causa 2), fica de olho na velocidade no ciclocomputador. Se ele marcar zero ou velocidade muito baixa enquanto você está pedalando, essa é a causa. Mas cuidado com o poste…

  8. marcone
    maio 12, 2013 às 12:48 pm

    Matéria muito boa! tenho um 1609 e acho ele muito superior aos equivalentes, tanto na aparência como na praticidade e funções. Gosto muito do trip up/down e total time. Só tenho uma dúvida no odômetro total quando fui introduzir minha antiga marca que no outro estava em 3500.0 e no sigma digitei da seguinte forma 3.500 – será que ta correta? Obrigado.

  9. maio 12, 2013 às 5:17 pm

    Olá marcone, o odômetro desse ciclocomputador marca a quilometragem inteira, não marca os decimais. A maneira certa é não colocar nem ponto nem vírgula. No seu caso, seria 3500. Obrigado por escrever…

  10. Marcelo
    janeiro 30, 2014 às 8:02 am

    Oi Paulo!
    Cara… duas dúvidas… primeiro quanto ao odômetro. Comprei um Sigma 2209 e quando fui inserir os dados do Sports Tracker (app que uso) não sabia o que colocar… tenho uma distância total de 860.10Km e no Sigma o número vem assim 00.000 como qual a forma correta de passar essa info pro sigma?

  11. fevereiro 22, 2014 às 4:53 pm

    Olá Marcelo, desculpe a demora na resposta. Coloque os 860 km sem nenhum ponto decimal. Os odômetros dos Sigma normalmente só marcam os quilômetros inteiros.
    Um abraço.

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