Início > Técnica > Qual a diferença entre os pedais M520 e M540 da Shimano?

Qual a diferença entre os pedais M520 e M540 da Shimano?


Pedal Shimano M520 (Foto: Site do Fabricante)

Pedal Shimano M540 (Foto: Site do Fabricante)

Os pedais M520 e M540 são visualmente muito parecidos mas bem diferentes no preço (achei por R$ 160,00 o M520 sendo o M540 pelo menos R$ 80,00 mais caro). O M520 é o mais comum nas lojas no Brasil.

As diferenças:
O M540 pode ser desmontado com uma chave comum, não precisa da chave especial da Shimano como no M520. O peso de 26 gramas a menos no M540 (insignificante) e a peça de retenção de metal (M540) ao invés de plástico (M520), que permite a desmontagem com uma chave comum no M540. Isso se traduz em uma vantagem grande para a manutenção e maior resistência (no M520 a peça de plástico se desgasta, gerando folga e fim da vida útil do pedal). Quanto aos rolamentos muito comentados nos Forum como sendo diferentes, na verdade são idênticos segundo o catálogo da Shimano: em ambos os casos são de bolinhas soltas. Outra diferença é que o M540 não pode ser instalado com chave fixa na pedivela, apenas com Allen de 8 mm. Isso não é um ponto negativo, mas apenas uma característica. Atenção: a Shimano não recomenda no seu manual instalar o M520 usando a chave Allen de 6 mm porque não dá suficiente aperto. Ela recomenda o uso da chave fixa.

Conclusão:

Se você pedala bastante, é melhor ir de M540. O M520 é um pedal de nível de entrada, “entry level” em inglês.

Meu pedal M520:
O pedal da minha estradeira é um M520 de Mountain Bike. Isso porque uso muito essa bike nas ruas e acho confortável poder caminhar normalmente, o que não acontece com sapatilhas de estrada.
O pedal direito estragou, está vazando graxa e com folga. Vou desmontá-lo uma hora, mas decidi sair para comprar outro, pois não tenho muita esperança de que possa consertá-lo. Acho que estragou o lado direito porque a perna direita é a mais forte. Esse pedal está comigo a apenas 7.000 km, é bem pouco se comparado a outros pedais que tenho, fiquei surpreso com esse desgaste. Mas por outro lado, a minha bicicleta de estrada sofre bastante  porque faço sprint a toda hora e também pedalo em pé nas muitas subidas do percurso.
Após algumas pesquisas resolvi comprar outro Shimano, mais pela certeza de compatibilidade absoluta com os taquinhos e também pela literatura farta. Gostei do atual M520, funciona de forma bem precisa. O peso de 380 gramas é elevado mas aceitável para o meu uso.
Eu resolvi comprar outro M520 por ser mais barato,  pois ultimamente parece que meus gastos com bike não têm fim. Espero que este dure mais que os 7.000 km do primeiro par. Se for quebrar, pelo menos que quebre o lado esquerdo dessa vez, pois tenho um sobrando…

Um abraço.

Categorias:Técnica
  1. novembro 23, 2011 às 8:25 am

    Hoje (23-nov-2011) reestruturei este artigo para colocar as informações mais relevantes em primeiro plano. Não modifiquei nenhum dado importante mas acrescentei que a Shimano não recomenda instalar o M520 usando o Allen de 6 mm.

  2. marcone a. quirino
    março 18, 2013 às 10:01 pm

    Bom, esclarecedor, suas palavras me deram certeza do que comprar, agora sei quais diferenças entre os pedais em questão. Acredito que o M540 seja mais resistente, apenas por impressão, não por conclusão. O que me diz?

    • março 18, 2013 às 10:47 pm

      Justamente a peça de plástico que desgastou no meu M520 é de metal no M540. Por um preço bem superior, o M540 parece ser feito para durar mais, apesar de curiosamente essa peça de plástico do M520 equipar também o pedal 105 de estrada, que teoricamente seria de um grupo superior.

  3. Raoni
    junho 4, 2015 às 9:41 pm

    A peça plástica não é a única responsável pela vedação (saída graxa – entrada sujeira) e sim um retentor de borracha que fica preso por ela, no m540 a peça de metal pode durar uma vida mas se o retentor for o mesmo do m520 acredito não fazer muita diferença, o m520 me parece até isolar mais a entrada de sujeira pelo próprio formato. O m 540 é indiscutivelmente mais bonito e estiloso.

    • junho 5, 2015 às 9:01 pm

      No meu M520, a peça de plástico desgastou e ficou um buraco grande. Ficou um jogo no pedal. Realmente precisaria ver na prática se o M540 dura mais. Devo comprar um desse em breve. O primeiro que descobrir, conta. Um abraço.

  1. março 7, 2014 às 8:30 am

Deixe uma resposta

