Início > Técnica > Avaliação de Usuário – Bomba Lezyne Road Drive

Avaliação de Usuário – Bomba Lezyne Road Drive


Bomba Lezyne Road Drive instalada na Allez (Foto: Paulo Ciclista)

Atualizado em 12-dez-2012: Essa bomba não tem funcionado para mim. Ela não funciona bem com válvulas presta SEM rosca como a que aparece na foto. Para esses bicos, não funciona nem com adaptador, pois o pouco de ar que vaza nesse caso faz falta. Achei no começo que nunca mais veria um bico sem rosca na minha frente, mas é mais comum do que parece. Às vezes é de algum amigo que precisa de uma bomba emprestada, às vezes é de alguma câmara que comprei por engano. Acabo levando mais a outra bomba comum mesmo. Mas se você tiver somente bicos com rosca, que é o mais comum, esta é uma bomba excepcional! Enche a pressões muito altas quase sem esforço e sem nenhum risco de quebrar o bico. Se for esse o seu caso, continue lendo…

Texto Original:

A Lezyne é uma marca que se destaca pelo desenho elegante e acabamento impecável de suas peças. Essa bomba, a Lezyne Road Drive segue a mesma linha. Mesmo nos dias de hoje em que os acessórios para bicicleta são bem feitos, essa bomba chama a atenção pelo capricho.

Road Drive com a mangueira extraída e peça de alumínio para prender no quadro (Foto: Paulo Ciclista)

Mangueira dentro da bomba (Foto: Paulo Ciclista)

Bico Presta Comum (Foto: Paulo Ciclista)

Bico Presta Longo, sem rosca – Não enche este tipo (Foto: Paulo Ciclista)

Bico Presta com adaptador Schrader (Foto: Paulo Ciclista)

Avaliação:

1) Tipos de Bico: serve para bicos Presta (finos) e Schrader (grossos). Mas não serve para bicos Presta do tipo longo e sem rosca como se vê na foto. Não é defeito só dessa bomba, mas de todas as que precisam ser rosqueadas. Acabei descobrindo isso fazendo teste em uma das rodas da minha speed. Por azar, o bico da roda dianteira é um desse, só tinha esse tipo de câmara quando fui comprar para reposição. A mangueira dessa bomba é rosqueada no bico e precisa justamente da segunda rosca que nem todos os bicos têm. Como eu já tinha um adaptador Schrader, tentei encher e qual foi minha surpresa ao descobrir que NÃO enche. Embora o meu adaptador seja muito bom, vaza um pouco de ar por uma das roscas e não consegue atingir pressão satisfatória. Dá para voltar pedalando para casa, mas não enche como deveria. Pelo que vi, não funciona bem com um adaptador Schrader. Consegui encher bem um pneu MTB com válvula Schrader, mas eu não confiaria nesse tipo de bomba para um Presta sem rosca. Esses Presta, longos e sem rosca, são usados em aros aerodinâmicos de perfil alto.

2) Enchendo: enche muito bem e não existe o risco de quebrar o bico. Decidi comprar essa bomba justamente porque já havia quebrado dois bicos de speed com minha bomba manual. A mangueira embutida faz toda a diferença. Mas destaco que em se tratando de speed, é indispensável ter uma bomba de chão grande em casa. Mesmo essa Road Drive não é muito boa para o dia-a-dia, ela é mais para ser usada em consertos de emergência na estrada. Mas sendo justo e comparando-a com outras bombas manuais, é muito boa. O fabricante diz que enche até 160 psi, embora a essas alturas eu já não acredite mais em nenhum deles. Confio no meu dedômetro e digo que essa enche bem. Outra coisa, essa bomba enche só em uma direção, empurrando. Como eu tenho duas bombas manuais que enchem nas duas direções, fiquei um pouco surpreso quando vi que essa só enche empurrando, mas o importante é que funciona bem e é sólida. A haste dessa bomba é mais grossa que a normal, pois é dentro dela que fica embutida a mangueira. Isso dá uma sensação extra de solidez.

3) Instalação no quadro: uma atenção quando comprar as bombas Lezyne é que nem todos os modelos vêm com adaptador de quadro. Vendem também adaptadores de quadro separadamente, existe um modelo que permite prender cartuchos de CO2. Esse que vem com a Road Drive é muito bonito e leve, de alumínio e com borracha nos pontos de contato com a bomba. No começo fiquei um pouco preocupado porque o velcro é a única coisa que segura a bomba no lugar ao contrário dos modelos comuns de plástico que prendem por pressão. Embora preferisse um velcro um pouco mais longo, até agora não tive problemas. Vou confiar no projeto da Lezyne, achando que quem faz uma bomba tão boa não vai pecar em um detalhe tão bobo…

4) Desenho e Acabamento: é o ponto alto dessa bomba, confesso que esse foi um dos motivo de eu tê-la comprado. Realmente é uma bela bomba e tenho orgulho de ostentar na minha speed. Esse modelo é fabricado em três cores: preto com detalhes em branco, branco com detalhes em preto e em alumínio polido como o meu. Talvez o preto combine melhor de acordo com a tendência atual de ter rodas, pedivela, etc tudo em preto. Mas preferi comprar o polido.

5) Conclusão: é difícil achar algum website falando mal dessa bomba. É muito premiada e elogiada em diversas avaliações e forum. A minha opinião também é favorável, pois funciona bem. Quando penso em uma bomba portátil para speed hoje em dia, consigo imaginar apenas dois tipos: os grandes de quadro e essas com mangueira. Como as bombas de quadro são muito grandes, eu analisaria seriamente essa Lezyne que acho até melhor porque não tem o risco de quebrar o bico. Existem modelos menores mas realmente os pneus de speed requerem bombas mais longas para atingirem alta pressão. E novamente uso aquela frase: essa Lezyne não é para todos os ciclistas. É uma bomba mais fresca, para ser usada com certo cuidado. É que esse sistema de rosquear a mangueira no bico, apesar de funcionar bem, requer uma operação delicada. É bem diferente de simplesmente enfiar o bico de uma bomba comum. Mas se você quer ter uma jóia presa ao quadro de sua bicicleta, compre essa que vai gostar.

Acrescentado em 10-fev-2012: atenção, essa bomba não é a menor do mercado nem a mais leve. Se você faz questão de bomba mini e peso pena, essa não lhe serve. Mas pesquise bem antes de comprar, pois essas pequenas não costumam encher muito bem os pneus de speed

Um abraço.

Categorias:Técnica
  1. dezembro 5, 2012 às 12:34 pm

    Aqui está um vídeo mostrando o seu funcionamento: http://www.youtube.com/watch?v=wc0R8y27wew

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

