Início > Técnica > Avaliação de Usuário – Paralamas integrais SKS Bluemels

Avaliação de Usuário – Paralamas integrais SKS Bluemels


Paralamas SKS Bluemels fora da embalagem – Ainda bem que veio com manual

Paralama dianteiro – Bom tamanho

Paralama traseiro – Alinhamento perfeito e recorte para a corrente

Detalhes do paralama dianteiro – Ferragens ótimas

Detalhes do paralama traseiro – Ótimos parafusos e coberturas de plástico para as extremidades das varetas

Estou há algum tempo procurando paralamas integrais para a minha Trek 850 de cidade. Resolvi comprar esses SKS Bluemels, para aro 26 e pneus de 1.6 a 2.1. A SKS vende seus paralamas anunciando-os como sendo os melhores do mundo. Apesar de ler em um forum que um modelo deles quebrou bem rápido, resolvi dar uma chance. Como mostram as fotos, esses paralamas são espetaculares!
Para começar, o material: é feito de um sanduíche de folha de alumínio e plástico. Nos cortes das extremidades é possível ver esses dois materiais. O resultado é leveza (facilmente comprovável) e resistência (quero ver isso com o tempo…).
As ferragens: as hastes são de excelente qualidade, assim como as arruelas e porcas. Algumas porcas que acompanham o kit são auto-travantes, ou seja, têm uma arruela de ferro por dentro que apertam os parafusos e impedem que se soltem com a trepidação. Acompanham também ponteiras de plástico para as extremidades das varetas de aço, para melhor acabamento e segurança.
A montagem: ainda bem que veio um manual, pois tem muita peça. Mas uma vez feita a pré-montagem, é fácil instalar na bike. Os parafusos servem perfeitamente nas roscas do quadro. As varetas de aço e os parafusos cromados permitem um alinhamento perfeito.
Custo/Benefício: Esses paralamas chegam entre 150 e 190 reais no Brasil. Acho um pouco caro, considerando que existem no mercado paralamas importados da Índia à partir de R$ 40. Mas esses às vezes vêm até amassados de fábrica, com ferragens muito simples. Pesados também. Então, realmente depende do nível da bike e do objetivo do ciclista.
Defeito (?): por ser exigente, eu preferiria que viessem três arruelas a mais (arruelas com cromados ótimos, como as demais). Embora não previstos no projeto e portanto não especificados no manual, existem três pontos no paralama traseiro onde os parafusos são fixados diretamente e sem arruelas. Tenho certeza que ficariam melhor com mais três arruelas.
Resultados dos primeiros testes: após cerca de 55 km em asfalto molhado, achei a proteção para o ciclista ótima como esperado. Não se ouve nenhum barulho. Quanto à resistência a impacto, vou retornar a este post daqui a alguns meses. Acho que paralama é coisa que bate a toda hora em alguma coisa, nesse meu rápido giro pela cidade já bati o traseiro em um muro a ponto de desalinhar. Ajustei nos parafusos da vareta em casa e ficou tudo certo de novo. O corpo do paralama resistiu bem a esse primeiro impacto.
Um abraço.

Categorias:Técnica
  1. mauricio
    maio 4, 2012 às 5:46 pm

    BOAS PAULO, GOSTEI DOS PARALAMAS A BIKE FICOU MAIS CLASSICA .

  2. Ricardo
    setembro 17, 2012 às 12:35 am

    Cara, estou tentando encontrar paralamas SKS para rodas 26 no Brasil, mas não estou obtendo sucesso. Vc comprou no Brasil ou fora?
    Valeu!
    Abs

  3. setembro 17, 2012 às 6:48 pm

    Olá Ricardo,
    o melhor jeito de comprar esse paralama é pela internet. Acho que os europeus também fariam o mesmo nesse caso, por ser muito específico. Eu até encontrei um SKS em uma loja perto de casa mas não tinha o modelo que queria.
    O meu demorou mais de 30 dias para chegar e a Receita cobrou os impostos. Se tiver dificuldade, pode me escrever. Um abraço.

  4. Adilson
    junho 11, 2013 às 9:03 pm

    olá, qual é a largura do paralama?? Obrigado pela atenção!

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

