Início > Meio Ambiente & Ciclismo > A Casa Modernista (Era uma vez duas irmãs…)

A Casa Modernista (Era uma vez duas irmãs…)


Casa Modernista – Vista do quintal (Foto: Paulo Ciclista)

Casa Modernista – Sacada do andar superior (Foto: Paulo Ciclista)

Casa Modernista – Através da porta é possível ver o quintal dos fundos. Isso acontece com todas as quatro portas do térreo e também com as do piso superior. (Foto: Paulo Ciclista)

Família Klabin. Da esquerda para a direita, os filhos: Jenny (nascida em 1898), Luiz (1900), Mina(1896) e Emannuel (1902). Bertha Osband (em pé) e Maurício Klabin. Foto da reportagem – O Klabin “pobre” – da Gazeta Russa, clique na foto para ler a reportagem completa. Segundo a reportagem, a foto pertence à “Coleção Gregori Warchavchik Fonte Bibliográfica: Aquino, Paulo Mauro Mayer de (org.). Gregori, Warchavchik – Acervo Fotográfico vol.I e vol.II, São Paulo, edição Família Warchavchik, 2005 e 2007”

Mapa para ir a pé da Casa Modernista até o Museu Lasar Segall. As duas casas são bem próximas entre si (Mapa Google).

Placa no Museu Lasar Segall (Foto: Paulo Ciclista)

A Casa Modernista é um interessante ponto turístico na Vila Mariana, próximo ao Metrô Santa Cruz. Considerando que o site da Casa Modernista já é excelente,   esta postagem tem como objetivo apenas mostrar a casa do ponto de vista de um ciclista, frequentador assíduo e apaixonado pelo local.

Explicando um pouco as fotos, uma das fotos da  Casa Modernista mostra um aspecto curioso: quando se fica de frente para qualquer porta, dá para ver o outro lado da casa. Isso acontece com as quatro portas do térreo e também com as portas do piso superior. Achei isso um aspecto interessante, que torna diferente também as divisões internas. Mas isso é apenas a minha visão de leigo. Como já vi muitas pessoas estudando a casa, deve existir opinião melhor…

Quando fui de bicicleta, pude deixá-la encostada a uma das inúmeras árvores, mas é preciso falar com o guarda, pois não existe um estacionamento formal para bicicleta. Mas o quintal é enorme, sendo uma das atrações da casa, portanto não deve haver problema.

Quando visito a Casa Modernista é impossível não lembrar do Museu Lasar Segall , pois as moradoras das duas casas eram irmãs entre si. Mina Klabin era casada com o arquiteto Gregori Warchavchik que projetou as duas casas, enquanto sua irmã, a escritora Jenny Klabin, era a esposa de Lasar Segall. Então imagino que as moradoras dessas duas casas se frequentassem bastante. Mesmo porque elas são bem próximas, veja no mapa. A única foto que tenho do Museu Lasar Segall é da simpática placa dando as boas vindas aos ciclistas. Mas é um espaço muito interessante com diversas atividades, veja no site deles. Gostei muito dos quadros expostos, são bem expressivos. Para mim Lasar Segall foi um grande artista.

Próxima à Casa Modernista também passa a Rua Maurício Francisco Klabin  (o pai das duas) que leva ao bairro Chácara KLABIN. Por tudo isso, é evidente a importância dessa família na história da região e também o grande legado para nós na forma desses dois pontos turísticos.

Uma curiosidade mais atual é que o filho de Jenny Klabin e Lasar Segall, Maurício Klabin Segall, é marido da conhecida atriz Beatriz Segall.

Realmente é uma bela viagem no tempo, a visita a esses lugares. E a entrada é franca para ambos.

Um abraço.

  1. cicero
    setembro 10, 2012 às 10:01 am

    Ola paulo, beleza?

    Segue uma mensagem!!

    “Ser amigo não e’ coisa de um dia… Sao atos, palavras e atitudes que se solidificam no tempo e não se apagam mais.

  2. setembro 10, 2012 às 12:25 pm

    Olá Cicero, vou mandar uma também: “O caminho para a casa de um amigo nunca é longo.” Um abraço.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: