Início > Outros de Ciclismo > Alinhamento de roda e tensão nos raios

Alinhamento de roda e tensão nos raios


Recebi pelo Facebook este vídeo interessante sobre alinhamento de roda. Costumo fazer em casa mesmo a montagem e o alinhamento das minhas rodas mas sempre tive dúvidas em relação à tensão correta nos raios. Achei interessante no vídeo a maneira como a resistência lateral da roda é testada e também a medição da tensão nos raios. Existem meios mais científicos do que apertar os raios com as mãos ou bater neles com uma ferramenta e ouvir o som. No site da Park Tool também tem um link interessante sobre a medição de tensão nos raios: Wheel Tension Measurement. Embora raramente tenha tido problemas com rodas devido ao meu baixo peso, vou conversar com o meu mecânico favorito. O objetivo é sempre fazer a manutenção de forma mais científica possível, pois é a maneira comprovada, replicável e portanto mais segura.
Um abraço.

Categorias:Outros de Ciclismo
  1. junho 17, 2013 às 3:44 pm

    muito bom.. TENHO um problema tenho uma bicicleta suspensao zoom tipo nao e muito boa mas a minha roda traseira ta os aros estao muito desalinhados peço ajuda obrigado

    • junho 18, 2013 às 12:56 pm

      Um quebra-galho que costumo fazer é fazer pequenos realinhamentos com a roda na bike mesmo. Vire a bike de ponta cabeça e gire a roda para descobrir onde ela está torta. Eu uso a borracha do freio como referencia, mas se o freio for a disco, deve-se procurar uma outra referência. Afinal, você percebeu que a roda está torta, não (rs)? Use uma chave de raios para afrouxar os raios proximos e apertar também outros raios proximos ao local torto, girando a roda de vez em quando até conseguir alinhar. Se estiver muito torta, é melhor levar em uma loja, pois pode ser até o caso de trocar o aro. Um abraço.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: