Início > Técnica > Fita antifuro corta a câmara?

Fita antifuro corta a câmara?


Fita antifuro e a câmara cortada (Foto: Paulo Ciclista)

Fita antifuro e a câmara cortada (Foto: Paulo Ciclista)

Fita antifuro corta a câmara? Definitivamente, SIM! A foto mostra a segunda vez em que isso ocorreu, apesar de ter sido cuidadosamente instalada em pneus e câmaras diferentes. Quanto à fita, era adequada ao pneu 1.5 slick, como se pode ver pela comparação com a câmara de ar. O que me surpreendeu com o corte é que as bordas da fita são desbastadas pela fábrica e são extremamente macias. Não pensei que fossem capazes de cortar a câmara. Os pneus foram calibrados com pressão alta para esse pneu, em torno de 60 libras/pol2.
Resolvi fazer este post porque existe muita discussão nos forum a respeito. Parece haver mais casos de pessoas com câmaras cortadas pelas fitas, ao lado de pessoas extremamente satisfeitas com o produto e também pessoas que tiveram o pneu furado por outros objetos cortantes que não a própria fita. Esse último grupo não me preocupa, pois pelo jeito que a fita é grossa, estou convencido de que ela de fato diminui a quantidade de furos.
Eu poderia simplesmente retirar a fita e esquecer o assunto, mas não quero fazer isso porque é realmente importante para mim diminuir a quantidade de furos. Neste ano, já tive dezesseis furos de pneu e isso causa atrasos nos compromissos. Na verdade, como sou apaixonado por mecânica, nem me importo de consertar, o problema é o tempo.
Meus próximos passos:
Atualmente, a minha MTB GT com pneus slick 1.5, está com fita antifuro apenas no traseiro, porque o dianteiro é o que se vê na foto e foi retirado. Estou um pouco receoso que aconteça o mesmo tipo de corte com o traseiro, pois já aconteceu uma vez. Mas vou deixar assim mesmo, pois confirmo de vez a teoria de que essa fita causa problema. Ao mesmo tempo, pretendo modificar a fita e instalá-la novamente na dianteira. Note que a fita foi desbastada de fora para dentro e isso, teoricamente, tenderia a deixar a emenda da fita mais alta no lado de dentro. Note que eu disse teoricamente, pois a fita é tão macia que não se nota tal desnível. Modificando desse modo, a tendência é que fique mais lisa no lado de dentro, que é onde a câmara fica.
Um segundo teste que pretendo fazer, caso o primeiro falhe, é colocar um remendo na câmara, bem no local onde vai ficar a junção da fita. Não gosto dessa ideia, pois poderia significar remendar uma câmara novinha em folha.
Um terceiro teste é tentar uma fita antifuro de outra marca.
A julgar pelo pequeno número de ofertas desse produto e também pelos poucos ciclistas que o utilizam, não tenho a certeza de que funcione mesmo, nem que a fábrica o tenha testado de forma exaustiva. Mas vou continuar tentando porque por enquanto acredito na sua eficácia e porque, especialmente na rodovia, tem furado pneu demais.
Agradeço por qualquer dica.
Um abraço.

Anúncios
Categorias:Técnica
  1. janeiro 27, 2014 às 11:17 am

    Oi Paulo,
    uso há mais de dois anos fitas anti-furo nas minhas duas bikes, na GT mountain e na Speed. Neste tempo todo tive somente 1 furo e foi por snake bite ao passar um daqueles refletivos da estrada; nunca aconteceu da fita cortar a câmara; para montagem da fita nos pneus, pesquisei uma dica de montagem excelente: o lado que fica a ponta da camara… o lado deve ser compatível com a rodagem do pneu, ou seja, se caso for colocado invertido, a câmara pode cortar.

    • janeiro 27, 2014 às 11:34 pm

      Rapaz, boa dica. Ambas as minhas rodas estavam com fita, mas a traseira não cortou a câmara. Vou desmontar e observar para ver em que sentido fica a emenda, se voltado para frente ou para trás. Lhe escrevo mandando fotos. Mas preciso de alguns dias. Um abraço.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: