Início > Técnica > Fita antifuro corta a câmara?

Fita antifuro corta a câmara?


Fita antifuro e a câmara cortada (Foto: Paulo Ciclista)

Fita antifuro e a câmara cortada (Foto: Paulo Ciclista)

Fita antifuro corta a câmara? Definitivamente, SIM! A foto mostra a segunda vez em que isso ocorreu, apesar de ter sido cuidadosamente instalada em pneus e câmaras diferentes. Quanto à fita, era adequada ao pneu 1.5 slick, como se pode ver pela comparação com a câmara de ar. O que me surpreendeu com o corte é que as bordas da fita são desbastadas pela fábrica e são extremamente macias. Não pensei que fossem capazes de cortar a câmara. Os pneus foram calibrados com pressão alta para esse pneu, em torno de 60 libras/pol2.
Resolvi fazer este post porque existe muita discussão nos forum a respeito. Parece haver mais casos de pessoas com câmaras cortadas pelas fitas, ao lado de pessoas extremamente satisfeitas com o produto e também pessoas que tiveram o pneu furado por outros objetos cortantes que não a própria fita. Esse último grupo não me preocupa, pois pelo jeito que a fita é grossa, estou convencido de que ela de fato diminui a quantidade de furos.
Eu poderia simplesmente retirar a fita e esquecer o assunto, mas não quero fazer isso porque é realmente importante para mim diminuir a quantidade de furos. Neste ano, já tive dezesseis furos de pneu e isso causa atrasos nos compromissos. Na verdade, como sou apaixonado por mecânica, nem me importo de consertar, o problema é o tempo.
Meus próximos passos:
Atualmente, a minha MTB GT com pneus slick 1.5, está com fita antifuro apenas no traseiro, porque o dianteiro é o que se vê na foto e foi retirado. Estou um pouco receoso que aconteça o mesmo tipo de corte com o traseiro, pois já aconteceu uma vez. Mas vou deixar assim mesmo, pois confirmo de vez a teoria de que essa fita causa problema. Ao mesmo tempo, pretendo modificar a fita e instalá-la novamente na dianteira. Note que a fita foi desbastada de fora para dentro e isso, teoricamente, tenderia a deixar a emenda da fita mais alta no lado de dentro. Note que eu disse teoricamente, pois a fita é tão macia que não se nota tal desnível. Modificando desse modo, a tendência é que fique mais lisa no lado de dentro, que é onde a câmara fica.
Um segundo teste que pretendo fazer, caso o primeiro falhe, é colocar um remendo na câmara, bem no local onde vai ficar a junção da fita. Não gosto dessa ideia, pois poderia significar remendar uma câmara novinha em folha.
Um terceiro teste é tentar uma fita antifuro de outra marca.
A julgar pelo pequeno número de ofertas desse produto e também pelos poucos ciclistas que o utilizam, não tenho a certeza de que funcione mesmo, nem que a fábrica o tenha testado de forma exaustiva. Mas vou continuar tentando porque por enquanto acredito na sua eficácia e porque, especialmente na rodovia, tem furado pneu demais.
Agradeço por qualquer dica.
Um abraço.

Categorias:Técnica
  1. janeiro 27, 2014 às 11:17 am

    Oi Paulo,
    uso há mais de dois anos fitas anti-furo nas minhas duas bikes, na GT mountain e na Speed. Neste tempo todo tive somente 1 furo e foi por snake bite ao passar um daqueles refletivos da estrada; nunca aconteceu da fita cortar a câmara; para montagem da fita nos pneus, pesquisei uma dica de montagem excelente: o lado que fica a ponta da camara… o lado deve ser compatível com a rodagem do pneu, ou seja, se caso for colocado invertido, a câmara pode cortar.

    • janeiro 27, 2014 às 11:34 pm

      Rapaz, boa dica. Ambas as minhas rodas estavam com fita, mas a traseira não cortou a câmara. Vou desmontar e observar para ver em que sentido fica a emenda, se voltado para frente ou para trás. Lhe escrevo mandando fotos. Mas preciso de alguns dias. Um abraço.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

