Inicial > Outros de Ciclismo > Como emagrecer

Como emagrecer


Teoricamente, basta ingerir menos calorias do que o consumido pelo corpo e você emagrece. A fórmula é simples, mas a prática nem tanto. Por exemplo, se eu fizesse apenas regime sem pedalar, não poderia comer quase nada e seria insuportável. Por outro lado, se fizesse exercícios mas sem controlar a alimentação, teria que treinar mais do que poderia, considerando que não sou ciclista profissional.

Mesmo não tendo tendência para engordar, preciso controlar a minha alimentação para ter o melhor desempenho como ciclista e também para não acumular gordura nos locais  indesejados. Já teve época em que me pesava todos os dias e hoje conheço o metabolismo do meu corpo. Sei que se eu pedalar apenas três vezes por semana com uma hora por vez eu não posso comer tudo o que quiser, preciso controlar. Mas se eu pedalar seis dias da semana incluindo uma pedalada de três horas no domingo, posso comer quanto quiser que o meu corpo continua enxuto. Nesse caso, descanso uma vez por semana.

Como não é possível para quem trabalha manter um ritmo de treino desse, acredito que se deva pesar o corpo todos os dias até descobrir a quantidade de alimento que não engorda. É um pouco diferente mas Lance Armstrong por exemplo, comprou uma balança para pesar as suas refeições, o que mostra que até um atleta que treina todos os dias precisa controlar a alimentação.
Tento evitar excesso de caloria: prefiro frutas ao invés de doces; chá verde sem açúcar ao invés de café com leite; como muita salada de folhas para saciar o enorme apetite antes das refeições. Eu mesmo faço as compras na feira e descobri muitas verduras experimentando uma ou outra toda semana. Algumas novas que não estavam na minha lista: mostarda, salsão, alface romana, moyashi, espinafre japonês, rúcula, almeirão, beringela japonesa, chicória. . . faço um tempero caprichado e fica bom de comer.

Alterado em 12-dez-2011: [ Prefiro arroz integral também, que é rico em vitaminas e fibras além do carboidrato. Em alguns meses já testei quatro tipos de arroz integral. A família toda já se acostumou e está gostando da mudança.]

Algumas observações lidas em sites de saúde:

– Precisamos comer alimentos de todos os grupos, a idéia é cortar os excessos e restringir a gordura. Precisamos de proteínas e carbohidratos assim como de frutas e verduras.

– Cuidado. Uma perda de peso rápida demais pode estar eliminando somente água do organismo. O bom hábito de alimentação e exercício deve se incorporar na vida do cilista.

Mas o ciclista tem um outro inimigo: a chuva e o frio. Basta uma semana fria ou chuvosa para quebrar todo o ritmo. Contra isso já existe solução, veja o artigo sobre como enfrentar o mal tempo:  Pedalando na chuva

Um abraço.

Categorias:Outros de Ciclismo
  1. julho 29, 2011 às 12:21 pm

    Os dados desse meu post são totalmente empíricos mas posteriormente encontrei este artigo, veja que interessante. Diz que para perder 10 % do peso e manter, é preciso fazer uma hora de exercícios cinco vezes por semana: http://hypescience.com/exercicios-para-emagrecer/ . Note que com a observação do meu próprio corpo eu já tinha chegado à conclusão de que é necessário mesmo muito exercício.

  2. setembro 2, 2011 às 11:28 am

    Hoje estava na rua e por acaso vi um trecho do programa Bem Estar da TV Globo que falava sobre exercício, emagrecimento, etc. Para perder 1.065 calorias equivalentes à uma feijoada, é preciso pedalar 3 horas e 44 minutos !!!!! Veja o site: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/09/gordura-tem-mais-calorias-que-proteina-e-carboidrato-explica-medico.html. Eu gosto, mas realmente é necessário coragem, a feijoada da TV era das pequenas…

  1. dezembro 18, 2017 às 3:55 pm

Deixe um comentário