Início > Meio Ambiente & Ciclismo > Igreja Nossa Senhora da Anunciação no Ipiranga

Igreja Nossa Senhora da Anunciação no Ipiranga


Igreja Nossa Senhora da Anunciação - Ipiranga - São Paulo (Foto: Paulo Ciclista)

Um dia desses fui passear lá para o lado do Museu do Ipiranga e tive uma boa surpresa, pois o portão que leva à Igreja N.Sra. Da Anunciação estava aberto, permitindo vê-la de perto. Frequento o local há muitos anos e sempre tive curiosidade mas nunca tinha visto o portão aberto. Essa igreja foi fundada em 1892, é bem pequena, fica no alto do morro e cercada pelo bosque. A placa na entrada indica que tem missa no 1.o domingo do mês às 11:00. Se alguém tiver mais informações, comente por favor, pois não achei nada na Internet. A igreja é linda e ensolarada. Por dentro é pequena, do tamanho de uma sala de aula de colégio.

A Igreja N.Sra.Da Anunciação fica na Rua dos Sorocabanos, junto à Praça Monumento.

Um abraço

Anúncios
  1. Marcelo V. Castelucci
    março 31, 2011 às 11:34 am

    Não me lembro desta igreja. Acho que nunca reparei.

    Ciclista é igual cachorro, onde tem porta aberta entra.

    Abraços .

    Marcelo.

  2. Tânia Safronov
    maio 5, 2013 às 9:26 pm

    PauloCiclista, obrigada por ter postado sua observação da Igreja (portão aberto). Fui a missa de Páscoa nesse domingo (05/05/2013). Retornei as minhas origens.

  3. maio 7, 2013 às 10:39 pm

    Oi Tânia, você é feliz de ter lembranças de um lugar tão bonito. Essa Igreja, apesar de não estar sempre aberta, parece estar bem cuidada. Até estavam construindo uma escadaria perto do portão na última vez que passei por lá, há alguns meses. Gostaria de saber mais sobre esse lugar. Um abraço.

  4. setembro 10, 2013 às 6:24 pm

    Queridos irmãos, prezados amigos,

    é com grande jubilo que faço o registro desta mensagem : Após um longo periodo de espera, no qual muitos enviaram a Deus as suas mais fervorosas orações por este proposito, o Patriarcado de Moscou passa a ter uma paroquia na Cidade de São Paulo.
    Em meados dos anos 50 foi instituida uma capela para acolher refugiados da segunda guerra, ficando conhecida como a ‘igrejinha dos russos”.
    Ainda que as familias fossem de fé ortodoxa, em razão das grandes dificuldades impostas a Igreja na Rússia naquele periodo historico, o contato entre esses fieis e a igreja mãe foi muito dificultado, o que levou essas pessoas a serem atendidas por um sacerdote da igreja catolica romana de rito oriental. Muitos dos fieis passaram a vida inteira crendo estar em uma paroquia canonica ortodoxa, mas na verdade tratava-se de uma paroquia uniata.
    Com o passar dos anos, a redução das dificuldades impostas a Igreja na Russia e um maior acesso as informações, fez crescer nos membros da comunidade o desejo de restabelecer o vinculo com a igreja mae, apenas rompido pelas vivicitudes da guerra. Por muitos anos contatos foram estabelecidos, e agora, pela Misericordia de Deus, esta comunidade já esta oficialmente desvinculada do uniatismo, e caminha para ser uma comunidade regular, uma paróquia do Patriarcado de Moscou no Brasil.
    No primeiro domingo de Agosto, foi celebrada a Primeira Divina Liturgia, já com sacerdotes do Patriarcado de Moscou na igreja – os Rev.Arcipreste Anatoly e Presbitero Dionisio, ambos sacerdotes que servem a Igreja no Rio Grande do Sul.
    Em Outubro, Deus permitindo, o Rev.Sacerdote Vasily,paroco da igreja Santa Mártir Zenaide, vai celebrar a Divina Liturgia nesta paroquia, dedicada a Anunciação da Mãe de Deus. Por enquanto, a cada primeiro Domingo de cada mes será celebrada Divina Liturgia, com um revesamento dos clerigos do Patriarcado no Brasil, ate que um paroco fixo seja destinado a atender a paroquia.
    Todos estão convidados para celebrar, ja no dia 06 de Outubro, na igreja, na paroquia do Patriarcado de Moscou em São Paulo, para juntos agradecermos a Deus por esta graça alcançada.
    Gloria a Deus !

    • Luiz
      março 17, 2015 às 12:15 am

      Diácomo Marcelo, meu Nome é Luiz, sou da Cidade de São Bernardo do Campo, Estado de São Paulo, por favor voce tem como me informar onde encontro uma igreja ortodoxa perto de minha região. Aguardo e obrigado Meu E-mail lra7@ig.com.br

      • abril 21, 2015 às 7:03 am

        Olá Luiz, desculpe a demora na resposta. Clique sobre o nome do Diácomo que você vai acessar a página do facebook dele e pode fazer contato. Um abraço.

  5. Virginia Ribas
    novembro 2, 2014 às 10:45 am

    Bonita a igreja da Nossa Senhora da Anunciação. Pena que não tem fotos do interior da igreja. Moro em Porto Alegre RS. Se tiver oportunidade irei visitar.

  6. novembro 28, 2014 às 6:00 am

    Olá Virginia, não posso prometer uma foto do interior porque preciso ir lá justamente nos poucos dias em que fica aberta, mas vou tentar.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: